Menopausa: perda muscular e osteopenia

Como evitar a perda da massa muscular e osteopenia pós menopausa?

A terapia de reposição hormonal (TRH) nas mulheres pós-menopausa tem ganhado um grande espaço nas condutas médicas atuais trazendo grandes benefícios para qualidade de vida e, efetivamente, diminuindo a perda muscular que acontece nesse grupo.

 

O que mostram os últimos estudos sobre TRH na menopausa?

Dois grandes estudos recentes publicados na maior revista médica do mundo o New England Journal of Medicine mostra que a terapia só traz benefícios, principalmente se iniciada até 6 anos da menopausa. Um dos estudos mostra que a progressão da aterosclerose é bloqueada com o uso do estradiol. Outro fator preocupante é a perda óssea nessas pacientes após a menopausa devido a queda da progesterona e do estradiol.

 

Reposição hormonal pós menopausa só funciona com exercícios físicos diários e uma vida saudável!

Um estudo dinamarquês publicado recentemente no American College of Sports Medicine mostrou que as mulheres que fazem a TRH  e se submetem a exercícios físicos regulares tiveram uma melhor manutenção da massa muscular do que as mulheres sem TRH. A hipótese é que o exercício aumenta a disponibilidade de receptores celulares de estrogênio nos músculos e evita a redução da sensibilidade anabólica que pode ocorrer com a TRH. A perda muscular pode trazer consequências para a mulher na terceira idade levando a perda da capacidade funcional e, em casos graves, a sarcopenia. Esse estudo também nos mostra, mais uma vez, como a pratica regular de exercícios físicos é fundamental para nossa longevidade, não é mesmo?

 

Referências:

Howard N et al. Vascular Effects of Early versus Late Post Menopausal Treatment with Estradiol. N Engl J Med 374:1221 – 1231 / March 31, 2016.

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *