Veggie Protein: ele tem os mesmos benefícios do Whey Protein?

Veggie Protein: ele tem os mesmos benefícios do Whey Protein?

Nos últimos anos houve um enorme crescimento na venda e no consumo dos suplementos a base de proteínas de origem vegetal (veggie protein). Até pouco tempo, escassas evidencias científicas demonstravam que a ingesta regular desses suplementos poderia ter um benefício semelhante ao consumo do whey protein.

No entanto, recentemente novos ensaios clínicos mostra que os suplementos protéicos vegetais parecem possuir qualidades equivalentes a proteína do soro do leite. Um exemplo é o estudo randomizado, duplo-cego e controlado de Babault et al publicado em 2015 no Journal of the International Society of Sports Nutrition onde 161 homens, entre 18 e 35 anos praticantes de musculação foram divididos em três grupos que foram acompanhados 12 semanas: No primeiro grupo 53 indivíduos receberam suplementação com proteína da ervilha (veggie protein). No segundo grupo 54 indivíduos receberam suplementação com proteína do soro do leite (whey protein). Já no terceiro grupo 54 indivíduos receberam o placebo. Os resultados mostraram um significativo aumento da espessura muscular em ambos os grupos com a suplementação proteica (whey ou ervilha) em comparação com o grupo placebo. Esse estudo é interessante pois apesar dos resultados benéficos similares entre as proteínas (animal e vegetal) a composição dos aminoácidos em ambas as fontes proteicas é completamente diferente: Por exemplo, 100g de whey possui 8,6g de Leucina a proteína da ervilha possui uma quantidade menor de 6,4g. Ao contrário, a ervilha possui 6.6g de Arginina enquanto que o whey apenas 2,1g. Vale ressaltar que existem inúmeras evidências científicas para o uso do whey ao contrário das proteínas de origem vegetal onde os estudos são escassos. No entanto, como esse estudo demonstra ambas as fontes proteicas parecem ser benéficas para o ganho muscular.

Veja na tabela abaixo as diferentes concentrações de aminoácidos entre as diferentes fontes de proteína animais e vegetais:

Fontes Vegetais: % Aminoácidos Essenciais % Leucina % Lisina % Metionina
Spirulina 41 8,5 5,2 2,0
Quinoa 39 7,2 6,5 2,6
Ervilha 37 7,8 6,3 1,6
Arroz 37 8,2 3,8 2,2
Fontes Animais % Aminoácidos Essenciais % Leucina % Lisina % Metionina
Whey 52 13,6 10,6 2,3
Caseína 48 10,2 8,1 2,7
Isolado da carne (Beef) 44 8,8 8,9 2,5
Ovo 44 8,5 7,1 3.0

 

 

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *