Dieta Paleo

O que é a alimentação Paleo ou Paleolítica?

A famosa dieta “Paleo” ficou conhecida na década de 70 e se popularizou após o livro “The Paleo Diet” publicado em 2002. Primeiro precisamos entender o conceito: É uma alimentação baseada na nutrição dos ancestrais do ser humano que viveu antes de 10.000 a.c. Eles eram caçadores/coletores que consumiam carnes e vísceras animais, peixes, vegetais, frutas e castanhas. Ou seja, eles não cultivavam nada. A Paleo baseia-se na teoria que o ser humano moderno não estaria geneticamente adaptado para metabolizar os alimentos industrializados, os processados e os alimentos cultivados.

A afirmativa de que a dieta Paleo segue exatamente a alimentação ancestral é falha. Muitos dos alimentos contidos na dieta Paleo não existiam em 10.000 a.c. como o brócolis, couve-flor, repolho e outros alimentos sofreram modificação ao longo dos anos, tornando impossível reproduzir fielmente o que era feito.

A dieta Paleo emagrece?

A dieta Paleo realmente favorece o emagrecimento pelo fato de não incluir o consumo de produtos processados, grãos (ex: trigo), óleos, açúcar, sal, álcool e até o café. A Paleo é rica, também, em algumas vitaminas em especial a vitamina K2. A Menaquinona (MK-7) que está associada em estudos com prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e sua deficiência favorece o envelhecimento.

A dieta Paleo é pobre em fibras?

A afirmativa de que a dieta Paleo é pobre em fibras é falha. Na Paleo é permitido o consumo de alimentos ricos em fibra como vegetais, verduras e castanhas. No entanto, devemos alertar que a Paleo não é uma alimentação sustentável, pois utiliza muita carne animal, o que não é viável pelo número da população mundial e a carne dos nossos animais atuais não é a mesma de antigamente, pois são criados em cativeiro com ração a base de soja. Fora isso, nosso intestino não é adaptado para o excesso de carne, já que intestinos de carnívoros são curtos e o nosso é longo, sem contar o alto custo financeiro e hídrico da pecuária.

A dieta Paleo pode ser feita por qualquer pessoa?

A Paleo não pode ser feita por qualquer pessoa sob risco do desenvolvimento de hiperuricemia e não deve ser feita por crianças. A melhor experiência nesta alimentação é a consciência de não comer alimentos processados. Equilibro sempre é o ideal, por isso busque a orientação do seu  nutricionista.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.