Dieta Vegetariana

Quais os benefícios da alimentação vegetariana?

Sim, está cientificamente comprovado que ser vegetariano previne as doenças cardiovasculares, o envelhecimento precoce e até o câncer. Vamos primeiro aos conceitos:

  1. Semi vegetariano: consome carne branca, normalmente de peixe.
  2. Vegetariano: Não consome carne animal. O mais comum é o ovo-lacto-vegetariano que consome ovos, leite e seus derivados.
  3. Vegetariano estrito: não consome nenhum derivado animal na alimentação.
  4. Vegano: não utilizam nada de origem animal – nem na alimentação, nem em produtos, roupas etc. Questão ética.
  5. Crudívoro: consome apenas alimentos crus ou, também chamados, alimentos vivos

 

Vegetarianos podem ter deficiências nutricionais?

A afirmativa de que vegetarianos podem ter deficiência de cálcio é um mito. Os vegetais de folhas escuras são ricos em cálcio sendo, inclusive, melhor absorvido que o cálcio do leite. O mesmo vale para a vitamina C: a alimentação vegetariana é rica nas vitaminas C, E, K e ácido fólico.

Já a deficiência de Vitamina B12 é uma realidade para os vegetarianos. A B12 é encontrada em alimentos de origem animal e é fundamental para a formação das hemácias e para função cerebral. Porém, é possível dosar a B12 em exame de sangue e a reposição é simples. Outra prevalente é deficiência de Ômega 3: os ácidos graxos DHA e EPA são essenciais. Presentes apenas nos peixes e crustáceos. Porém, o ALA é conseguido na linhaça e chia, sendo convertida em parte para EPA E DHA. Outra possibilidade é a deficiência de ferro/baixo estoque de ferritina: as carnes possuem o ferro do grupo heme, sendo a forma de absorção mais rápida. No entanto, o consumo de vegetais verde-escuros juntamente com vitamina C, contribui para a transformação do ferro não heme (vegetal) em ferro heme pelo organismo. Assim, um exame de sangue pode facilmente orientar a conduta médica e nutricional.

 

O que é ser Vegetariano?

Ser vegetariano é ter um estilo de vida que se preocupa com a sustentabilidade, com o planeta, com os animais, respeitando a vida. Respeite seu organismo, sua visão de mundo, mas nunca se esqueça do acompanhamento com médico e nutricionista para a saúde plena.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.