Intestino preso, e agora?

O que é a constipação? 

A constipação, ou intestino preso, é uma realidade na vida de grande parte das mulheres. Dietas com baixa ingesta de fibras e baixa ingesta hídrica são causas comuns.

 

O que devo fazer?

Tomar medidas simples como aumentar a ingesta de água, praticar exercícios físicos regularmente e ter uma dieta rica em fibras podem ser bem úteis. No entanto, recomenda-se fortemente uma consulta com um nutricionista para realizar uma reeducação alimentar.

 

Existe algum tratamento alternativo?

Uma estratégia interessante para tratamento da constipação funcional é o uso do sulfato de magnésio. Um estudo publicado no MEDLINE mostrou que a ingesta de sulfato de magnésio diminuiu em 37,5% a ocorrência de constipação. Lembre-se que é necessário acompanhamento médico para realizar quSabemos que uma primeira abordagem contra a “prisão de ventre” deve ser feita na mudança dos comportamentos diários, com aumento da ingesta de água (pelo menos 2L de água), praticar exercícios físicos e o aumento do consumo de fibras (verduras e frutas) o que na atualidade não acontece e é um grande problema, visto que, os alimentos industrializados pobres em fibras são os mais consumidos pela população.

 

Fiz tudo isso e não melhorou, posso me automedicar?

Lembre-se que é necessário acompanhamento médico para realizar qualquer medicação, o sulfato de magnésio inclusive. Existem diversas abordagens médicas individualizadas que poderão de vez acabar com a constipação, certo?

1 responder
  1. Ana Luíza Bueno
    Ana Luíza Bueno says:

    Boa noite, parabéns pelo conteúdo interessante é esclarecedor do seu site.
    Meu pai está começando tratamento de rádio e quimioterapia para tratar um câncer de esôfago e ele está tomando alguns suplementos alimentares faz 2 semanas ( Nutridrink max e Impact) e desde então seu intestino passou a fica muito preso.
    Ele está tomando bastante água e se alimentando bem, além de estar tomando um probiótico ( Prolive).
    Gostaria de saber a sua opinião sobre o uso de sulfato de magnésio. Você acha indicado para o caso dele ou é contra indicado?
    Desde já agradeço muito

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.