Obesidade

Obesidade: como podemos mudar isso?

Sabemos que a luta contra a obesidade e o sedentarismo é um grande passo para uma vida melhor. Todos os dias falamos sobre a importância dos exercícios físicos e de uma alimentação balanceada. Além disso, na literatura científica existe uma íntima relação do sobrepeso e da obesidade com diversas doenças e, inclusive, maior risco para o desenvolvimento do câncer.

 

Estou acima do peso, quanto preciso perder para ser mais saudável?

Recentemente foi divulgado no ObesityWeek (Boston, EUA) um estudo que mostra que uma perda de apenas 5% no peso corporal aumenta a sensibilidade a insulina nos músculos e no fígado. Perdas maiores do que 10% a sensibilidade nos músculos aumenta ainda mais. Esses dados são fantásticos visto que anteriormente poucos estudos mostraram essa relação. Quanto maior a sensibilidade à insulina menores são as chances do desenvolvimento do diabetes 2 e maiores são as chances de emagrecer com saúde.

 

Como a obesidade está relacionada com o câncer?

 

Ter um índice de massa corporal (IMC) maior do que 25 está associado com maior risco de câncer! É o que mostra o estudo publicado no jornal médico LANCET estimando que 4% de todos novos casos de câncer, nada menos do que 481.000 novos casos de câncer, estão associados com a obesidade nos EUA. O estudo é muito bem montado e faz uma análise de 10 anos de seguimento. Os casos de câncer mais relacionados com obesidade foram os de mama, útero e de cólon que, infelizmente, são cada vez mais comuns em nosso meio..

 

Estou acima do peso, o que eu faço? 

Você não está sozinho nessa luta! Não podemos medir esforços contra a obesidade e o sedentarismo, não podemos parar! Procure uma clínica ou profissional capacitado e especialista no tratamento da obesidade. O acompanhamento nutricional especializado com uma reeducação alimentar feita pelo nutricionista que irá incluir uma dieta saudável rica em proteínas, vegetais, leguminosas, frutas e excelentes fontes de gorduras boas! Isso tudo somado ao tratamento médico de excelência e ao profissional de educação física poderá trazer excelentes resultados. Não desista jamais da sua saúde!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.