Protetor Solar
Protetor Solar: usar ou não?
O uso do protetor solar tem sido muito questionado, principalmente, pela presença de substâncias químicas que podem alterar a nossa fisiologia hormonal, os chamados disruptores endócrinos e pela diminuição da absorção da Vitamina D. Mas atualmente diversas marcas estão livres dessas substâncias e o custo x benefício fala a favor do seu uso. Sabemos através de diversos estudos que uso do protetor solar é muito importante para prevenir o envelhecimento precoce da pele e, também, o câncer de pele.
O que mostram os estudos?
Um estudo publicado no Annals of Internal Medicine mostra que o uso do protetor pode prevenir o envelhecimento da pele em quase 25%, vale lembrar que o resultado foi obtido após 4 anos de seguimento, ou seja, o uso do protetor solar deve ser crônico. Além disso, o estudo testou, também, a suplementação com B-Caroteno (que presumidamente pode proteger contra o câncer de pele) e para surpresa dos pesquisadores não mostrou benefícios para prevenir o envelhecimento.
Seguem aqui algumas dicas para você se proteger: ✅
- Aplique o protetor solar, pelo menos 30 FPS, 15 minutos após a exposição ao sol.
- Ideal é reaplicar a cada 2 horas durante o dia ou após banhar-se no mar, por exemplo.
- Quem tem a pele do rosto mais oleosa e com tendência a acne (cravos e espinhas), deve escolher um filtro solar em gel, oil free e não comedogênico.
- Evitar se expor ao sol em excesso, os níveis ideais de Vitamina D podem ser atingidos com suplementação não sendo necessária a exposição excessiva a radiação UVA.
- Esportistas devem usar os filtros em spray, são mais fáceis de aplicar. O uso das roupas com proteção UV também é recomendado para pratica de exercícios de longa duração.
- Outra dica é hidratar bem a pele, por isso beber muita água é fundamental.
Tenha bom senso e cuide sempre da sua saúde! Consulte sempre seu dermatologista.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!