Tudo sobre as Proteínas

 

Porque as proteínas são tão importante?

São fontes de proteínas as carnes: vermelha magra, frango orgânico, peixes e, principalmente, os ovos (que possuem um dos maiores NPU “Net Protein Utilization” entre os alimentos). Alguns vegetais também são fonte de proteínas: cogumelos e as oleoginosas. O leite e seus derivados também são fontes de proteínas. Esse grupos alimentares são fundamentais para manter a estrutura corporal. Se analisarmos o funcionamento do corpo humano veremos que as proteínas podem ser metabolizadas e convertidas em glicose ou ácidos graxos. Mas o contrário não é possível.. Isso nos mostra como a proteína é fundamental.

 

Quais os benefícios de uma alimentação rica em proteínas:

  1. Aumento de ganho muscular e fortalecimento dos ossos.
  2. Ajuda no emagrecimento, devido a saciedade precoce.
  3. Aumenta os níveis de IGF-1 favorecendo a reestruturação da pele, dos ossos e da musculatura.
  4. Estimula a secreção de hormônios adrenais: Cortisol, DHEA e aldosterona. O que mantém nosso estado de alerta e nos dá maior disposição para executar tarefas do dia-a-dia.
  5. Diminui os picos e níveis de insulina devido ao estado pleno de euglicemia.
  6. Aumenta a conversão dos hormônios tireoidianos T4 e T3, acelerando o metabolismo.
  7. Repõem os níveis de Ferro e Zinco.
  8. Melhora a memória devido a maior secreção do hormônio Pregnenolona.

 

Será que estamos ingerindo proteína suficiente?

infelizmente não, 85% dos brasileiros ainda tem uma dieta rica em Carboidratos e pobre em proteínas… Não estaria na hora de mudar?

 

E a suplementação de proteína nos atletas?

Você sabe qual é o consumo ideal diário de proteínas por atletas e pessoas com objetivo de ganho muscular? A ingesta diária para esse grupo deve variar entre 1,5 e 2g de proteína por Kg de peso. Sempre de preferência aos alimentos ricos em proteínas como as carnes e o ovo, 100g de qualquer carne de origem animal tem entre 20 a 30g de proteína. Já os suplementos proteicos artificiais (whey protein) devem ser usados com moderação com orientação do nutricionista.

Lembre-se que não existem evidências de que um valor acima do recomendado de proteína traga benefícios.. Pelo contrário problemas renais sérios podem ocorrer como a fibrose glomerular devido ao alto fluxo sanguíneo e hipertrofia levando a quadros de insuficiência renal. Se você não pratica exercícios sua ingesta proteica não deve ultrapassar 1,2g de proteína por Kg ao dia. Hipertensos e diabéticos não devem fazer uso de suplementos devido a alta quantidade de cloreto de sódio e glicose presente na maioria das formulações.. Por isso, fique atento! Tenha bom senso, acompanhamento e equilíbrio na sua alimentação.

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