O Dr. Guilherme Renke começou a traçar seu caminho ainda jovem, no interior do Rio, em Visconde de Mauá. Os ares do interior foram essenciais para sua formação como ser humano, para olhar com mais carinho para as pessoas e a natureza ao seu redor.
Aos 9 anos, começou a praticar ciclismo de montanha e já representou o Brasil em diversas competições internacionais, até mesmo em Copas do Mundo, Mundiais e Panamericanos na modalidade de descida contra-relógio (downhill), recebendo até a Moção Honrosa da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro por suas conquistas no ciclismo.
Em 2005, quando ingressou na Faculdade de Medicina, na Universidade Estácio de Sá, Guilherme precisou criar uma rotina que o permitisse conciliar a vida acadêmica com a vida de ciclista. Sempre determinado, tornou isso possível e sua aptidão para os esportes o levou a paixão pela medicina relacionada ao esporte e à performance.
Para ele, as duas carreiras caminham lado a lado e se interligam, pois uma serve de inspiração para a outra. Não é à toa que Guilherme se encantou por fisiologia hormonal, durante sua passagem por diversos cursos da área nos Estados Unidos. Apesar de já ter caminhado para a Cardiologia, foi a Endocrinologia que ganhou seu coração, por isso, ingressou em 2014 no Instituto de Pós-graduação Médica do Rio de Janeiro e na Harvard Medical School em Boston, EUA, na especialização em Obesidade.
Todos esses anos de prática médica mostraram ao Dr. Guilherme que a faculdade de medicina é só o começo. No caminho, sempre há algo a aprender. Por isso, sua missão é compartilhar o seu conhecimento com colegas da área. Realiza palestras pelo Brasil afora, redige artigos e publicações científicas, e está sempre aberto para dúvidas e trocas.
Afinal, uma comunidade mais forte se constrói com conhecimento, empatia e resultados.
Dr. Guilherme Renke é um profissional que está em constante atualização, para oferecer o melhor aos seus pacientes e aos médicos e demais profissionais da área da saúde.
Hoje, encontrou seu propósito na Endocrinologia e Metabologia, dando enfoque nessa área como médico e professor, mas sua carreira já tem mais de 10 anos.
Ao longo do curso de medicina não se identificava com a visão voltada para a doença.
Sempre acreditou que a medicina deveria ser voltada para a saúde, então determinou que a
sua atuação seria voltada para a medicina preventiva e de performance.
Dessa forma, nasceu o sonho de construir uma clínica multidisciplinar que contemple as
diferentes necessidades dos indivíduos.
Em 2014, fundou, ao lado da nutricionista Luana Azevedo, a Nutrindo Ideais que hoje possui 4 filiais no Rio de Janeiro, 1 em São Paulo e está em expansão para mais locais do Brasil, como Belém.
Já premiada como a melhor clínica multidisciplinar do Brasil!
Reunindo mais de 30 profissionais qualificados e com o mesmo objetivo: trabalho preventivo, por meio de uma abordagem integrativa.
O crescimento foi tanto que se tornou um Instituto e conta com diferentes iniciativas e projetos.
Instituto Nacional de Cardiologia, INC, Brasil.
Harvard Medical School Brighan and Women´s hospital, BWH, Estados Unidos.
Aperfeiçoamento em Clinical Endocrinology. (Carga Horária: 30h).
Havard Medical School Brighan and Women´s hospital, BWH, Estados Unidos.
Instituto de Pós-Graduação Médica do Rio de Janeiro, IPGMRJ, Brasil.
Brighan and Women´s Hospital-Harvard Medical Scho, BWH – HMS, Estados Unidos.
Aperfeiçoamento em Review Obesity Treatment. (Carga Horária: 10h).
American Board of Obesity Medicine, ABOM, Estados Unidos.
Instituto Nacional de Cardiologia, INC, Brasil.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
São anos de experiência e muito estudo:
Título de Especialista em Endocrinologia e
Metabologia, Sociedade Brasileira de
Endocrinologia e Metabologia.
Título de Especialista em Medicina do
Esporte, Sociedade Brasileira de Medicina
do Exercício e do Esporte.
Moção de Congratulações e Aplausos,
Câmara Municipal do Rio de Janeiro.